Artigos

 

Relatório de consenso internacional atualizado sobre a investigação e manejo da trombocitopenia imune primária - PTI

 

Esse artigo é uma atualização do relatório de consenso internacional anterior que foi realizado em 2010.

 

Nele, especialistas de vários países do mundo reuniram as pesquisas e descobertas feitas na última década sobre os avanços nos tratamentos da PTI.

 

Inclui as novas tecnologias de medicamentos e também recomenda a ordem de manejo dos tratamentos e as dosagens mais recomendadas de cada medicamento.

 

Esse relatório leva em consideração a qualidade de vida para o manejo dos tratamentos. Também cria um consenso de diagnóstico.

 

Site para acesso:

 

Relatório de consenso internacional

 

 

 

LINHA NOVA LONGA.png

 

Diretriz sobre trombocitopenia imune em adultos: Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. Diretrizes do projeto: Associação Médica Brasileira - 2018

 

Este artigo escrito por pesquisadores hematologistas brasileiros, para a ABHH - Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular tem como objetivo reunir informações em medicina para padronizar condutas a fim de auxiliar na tomada de decisão durante o tratamento. Esse artigo apresenta diretrizes de conduta de tratamentos em adultos com PTI.

 

Site para acesso:

 

Diretriz sobre trombocitopenia imune em adultos

 

 

 

 

 

LINHA NOVA LONGA.png

Resultado de SARS-CoV-2 e trombocitopenia imune em paciente pediátrico

 

Neste artigo, médicas pesquisadoras brasileiras relatam um estudo de caso de uma criança com PTI diagnosticada após contaminação com o vírus da covid-19.

 

A covid-19 não apresentou sintomas moderados ou graves, foi leve mas a infecção levou ao desenvolvimento da PTI aguda após 25 dias que a covid-19 foi diagnosticada.

 

A criança apresentou uma boa resposta inicial e teve alta mas, após 40 dias, voltou a apresentar queda de plaquetas e então foi notado um retorno da PTI.  

 

A criança foi assistida, sem medicamento, pois não apresentava nenhum sangramento e, pouco tempo depois, voltou a estabilizar. Muito importante perceber que a doença Covid-19 é uma infecção viral que pode levar ao desenvolvimento da PTI. Por isso, as pesquisadoras aconselham à se realizar exames para possível contaminação anterior por covid-19, através de teste de anticorpos, em todos os casos de PTI infantil diagnosticados durante o período da pandemia.

 

Site para acesso:

 

Resultado de SARS-CoV-2 e trombocitopenia imune em paciente pediátrico

LINHA NOVA LONGA.png

FALE CONOSCO

 

Email: contato@ptibrasil.org.br

São Paulo/ SP - Brasil

REDES SOCIAIS