O que é PTI?

WhatsApp Image 2021-01-13 at 14.33.38.jpeg

 

A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), também conhecida como Púrpura Trombocitopênica Imune, foi renomeada recentemente pelo Grupo de Trabalho Internacional para Trombocitopenia Imune devido ao reconhecimento do fator imunológico e pelo fato de muitos pacientes não apresentarem púrpura (manchas) ou manifestações de sangramento.

 

  • Púrpura: Manchas roxas no corpo que parecem manchas de batidas, mas, na realidade, são vazamentos de sangue por baixo da pele;
  • Trombocitopênica: Trombócitos é o nome científico das plaquetas e o sufixo “pênica” significa deficiência ou diminuição. Ou seja: trombocitopênica significa diminuição das plaquetas;
  • Idiopática: de causa desconhecida. Hoje, já se sabe que o mecanismo da PTI é autoimune, ou seja, é próprio sistema de defesa do corpo que destrói as plaquetas, mas, até o momento, não se conhece o porquê ele faz isso então segue sendo de causa idiopática.

 

É uma doença de causa desconhecida, onde o sistema imunológico da pessoa para de reconhecer as plaquetas como partículas do sangue e começa a atacá-las. Esse ataque causa uma baixa nas plaquetas, conhecida como trombocitopenia. As plaquetas são partículas do sangue responsáveis pela coagulação e pela reparação das paredes dos vasos sanguíneos.  

Pode ser classificada, conforme a faixa etária acometida, como infantil ou adulta, e quanto ao tempo de evolução da doença.

 

A PTI pode ser classificada em três tipos  

  • Aguda: quando é diagnosticada em até 3 meses do aparecimento dos primeiros sintomas e exames alterados;
  • Persistente: quando tem diagnóstico e duração entre 3 e 12 meses (incluindo os pacientes que não alcançam remissão espontânea ou que não mantêm resposta completa à terapia, chamados refratários).
  • Crônica: ocorre quando a doença ultrapassa 12 meses de duração. Nesse caso, é necessário manter tratamento contínuo para controle dos sintomas de sangramento.

 

A PTI pode ser classificada, ainda, como PTI Grave, quando se apresenta com sangramento suficiente para se indicar tratamento imediato ou na ocorrência de nova hemorragia que suscite o aumento da dose de terapia adicional com outro medicamento que aumente as plaquetas.

 

 

separador-header.png
separador-header.png

FALE CONOSCO

 

Email: contato@ptibrasil.org.br

São Paulo/ SP - Brasil

REDES SOCIAIS